segunda-feira, 14 de junho de 2010

CF1 - Vygotsky (GO - Dayanna)


Vygotsky


Relatório de Estudo Preparatório 1 – CF1

 


Este relatório tem como objetivo, fazer algumas um estudo de alguns aspectos da abordagem sócio-histórica-cultural, teoria abordada por Lev Vygotsky, sobre desenvolvimento humano, fazendo relação com o movimento escoteiro.
Para realização desse estudo, foram lidos textos e livros do próprio teórico, como também de outros autores que seguem sua linha de pensamento.
tema central da leitura dos livros VYGOTSKY – UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO e VYGOTSKY UM SÉCULO DEPOIS, além dos documentos utilizados, vêm explicitar as idéias e teorias de Vygotsky sobre o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
O projeto principal de seu trabalho consistia na tentativa de estudar os processos de transformação do desenvolvimento humano na sua dimensão histórico-social.
Deteve-se no estudo dos mecanismos psicológicos, definidos como funções psicológicas superiores, típicas da espécie humana: controle consciente do comportamento, atenção, lembrança voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, raciocínio dedutivo, capacidade de planejamento entre outros.
Procurou identificar as mudanças qualitativas do comportamento que ocorre ao longo do desenvolvimento humano e sua relação com o contexto social.
Fez relevantes reflexões sobre a questão da educação e de seu papel no desenvolvimento humano.
Ele recorreu a infância como forma de poder explicar o comportamento humano no geral.
O autor conceitua a construção social do conhecimento, onde a cognição e esta como um produto da social alcançado pela interação; a importância do outro, da cultura, importância da escola, do professor nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Tem como ponto central que as funções psicológicas superiores são de origem sócio-cultural e emergem de processos psicológicos de origem biológica, ou seja, a complexidade da estrutura humana deriva do processo de desenvolvimento profundamente enraizada nas relações entre história individual e social.
As funções psicológicas superiores estabelecem-se de experiência socialmente elaborada, na dialética entre o homem, natureza e a cultura.
A noção de funções psicológicas superiores está intimamente ligada à atividade mediada que ele considera como aquela que é específica do homem, por envolver a possibilidade de mediação através de instrumentos dados culturalmente e é vista mais em termos de propósitos e ações culturalmente significativas do que em termos de reações biológicas.
Ele trás como elemento do processo a Zona de Desenvolvimento Proximal – ZDP, que compreende a interação da capacidade REAL do individuo (aquilo que é capaz de realiza sozinho) e a capacidade POTENCIAL (aquilo que o individuo ainda precisa de uma mediação para realizar).
O papel do mediador é aquele que ajuda o individuo a alcançar um desenvolvimento eu ele ainda não atinge sozinho. Os professores e os colegas com maior experiência são os principais mediadores nas escolas. Mesmo  em um espaço não formal a interação social é uma forma de mediação do conhecimento.
Nos termos de espaço pedagógico formal, a escola surge como um espaço sócio-cultural, cuja função primordial é promover o desenvolvimento dos alunos através da mediação sistemática. A prática pedagógica baseia-se nas funções interpessoais e nas interações recíprocas de um sujeito com outros sujeitos ativos.
O desenvolvimento do individuo se realiza através da apropriação da experiência sócio-histórica, enquanto a aprendizagem representa o processo através do qual se dá esta apropriação, sendo o ensino nada mais do que a organização da experiência a ser apropriada.
Concordo com as colocações do autor na afirmação que o sujeito se desenvolve através das relações, pois somo indivíduos sociais e essa vivência contribui de forma negativa ou positiva para nossa formação de conceitos e valores. É através das relações que ampliamos nosso conhecimento, refletimos e construímos novos conhecimentos.
Não podemos desconsiderar o fator biológico no desenvolvimento do individuo, mas ele não é fator predominante, pois até pessoas com algumas limitações de caráter biológico se desenvolvem.
O desenvolvimento do individuo está ligado a suas experiências, a sua vivências e aos estímulos que recebe durante suas relações.
Na escola, como forma de educação formal, cada individuo possui vivências sociais pessoais e o conhecimento e desenvolvimento que ele já possui deve ser considerado, partindo daí a ampliação do seu conhecimento.
Posso concluir que a abordagem sócio-cultural ou histórico-cultural e sua aplicação é facilmente identificada na pratica do escotismo.
Temos em nossa proposta a vivência social, com diferentes pessoas, com diferentes conhecimentos, o que possibilita uma troca dos mesmos e ampliação dos conhecimentos adquiridos.
A proposta no movimento escoteiro trás a vida em equipe como um dos pontos do método, o que vai de encontro com a teoria de Vygotsky quando ele diz que o desenvolvimento do individuo se dá através das relações sociais e culturais.
Outro ponto que podemos relacionar é o papel do educador e do escotista, como mediadores do processo de desenvolvimento, aprendizagem e de conhecimento. Além também da mediação pelo colega mais experiente, que é uma prática efetiva do movimento escoteiro.
Considerando o estudo de alguns aspectos da teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento do individuo percebo que muito há em comum com nossa prática no movimento escoteiro.



Escotista: Dayanna Cristine Gomes Rosa Bezerra
Grupo: Grupo Escoteiro Polivalente – 3º GO
Região: Região de Goiás

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