sábado, 18 de junho de 2011

Alunos e professores de Design nas montanhas do Itatiaia

Até mesmo as pessoas mais esclarecidas perguntariam: o que alunos de design estão fazendo aqui no Parque Nacional do Itatiaia? A resposta seria imediata: realizando um Workshop de Biônica, Biômimética e Fotografia Outdoor na solução de problemas projetuais!

Pairaria um silêncio no ar e outra pergunta seria lançada imediatamente: mas o que são Biônica e Biomimética? Pois bem, a resposta viria em alto e bom tom: ambas são abordagens multidisciplinares e tecnologicamente orientadas que estudam as lições de design da natureza, seus princípios básicos e a aplicação destes princípios e processos na busca de soluções para problemas que a humanidade encontra.

A biônica foi criada por Jack Ellwood Steele, MSc., Médico, Engenheiro e oficial da Força Aérea Norte Americana, em 1958 e sua aplicação foi direcionada, primeiramente, para a indústria militar e a biomimética por Herbert Otto Schmitt, PhD, Engenheiro, Engenheiro Elétrico e Biofísico, Acadêmico e Inventor, com aplicação mais ampla.

O professor Moacyr Ennes, coordenador do workshop de biônica e biomimética, informa que estas tecnologias sempre foram aplicadas ao design, mas estão despertando maior atenção, juntamente com o Ecodesign, por disporem de ferramentas projetuais capazes de desenvolver sistemas, produtos e serviços sustentáveis e de acordo com a nova ordem mundial.

Tendo como “sala de aula” as trilhas, rios e cachoeiras do Itatiaia, primeiro parque nacional do Brasil, os 21 alunos, de quase todos os períodos do curso aplicaram os conhecimentos adquiridos nos projetos de design de produto, gráfico e digital buscando soluções através da observação e seleção de sistemas naturais, brainstorms, geração de conceitos, scketchs e renderings pelas trilhas do parque.

A visita ao museu do parque, onde encontrasse um rico acervo da fauna e flora e que foi inteiramente reformado, foi um dos pontos altos da atividade.

O professor Bruno Corrêa, coordenador do workshop de fotografia outdoor diz que o material produzido será selecionado para uma mostra de projetos e fotografias a ser montada no campus Três Poços e na sala de exposições do Parque Nacional do Itatiaia.

Mas nem só de estudo vivem o homem e a mulher. Os três dias no Itatiaia serviram para o estreitamento dos laços de amizade entre veteranos e calouros que conviveram sob um frio intenso, contando “causos” e histórias, ouvindo músicas de qualidade e degustando caldos e petiscos preparados pelos alunos cozinheiros, e olha que eram muitos.

Os coordenadores dos workshops e o professor Luís Belmonte, colaborador de todas as horas, estão muito satisfeitos com os resultados e já estão preparando a segunda edição para setembro próximo. O mais difícil está na árdua tarefa de escolher o local e as propostas são muitas: Ilha Grande, Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis, Santa Rita do Jacutinga e Parque Nacional da Bocaina.

E você, vai ficar de fora?! Ajude a escolher o local do próximo encontro e garanta a sua vaga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentario