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Diretoria de Métodos Educativos
Equipe Nacional de Gestão de Adultos
Curso de Formadores Nível 1 – CF 1
José Mário Trévia Coutinho
PRODUTO APRESENTADO
Objetivo: Ao realizar o estudo da teoria de Maslow, busquei compreender o estudo co comportamento motivacional que impulsiona dentro dos resultados obtidos por fatores externo ou internos uma ação ou reação que nos permite avaliar o que o autor considera como ciclo motivacional.
Tipo de Atividade Realizada: Leitura de textos
O tema central do texto escolhido foi a Teoria de Maslow, que oferece abordagem contextual sobre o comportamento motivacional do indivíduo, através de suas necessidades, e que vêm a sofrer intervenções de estímulos que se apresentam com um posicionamento firme, gerando uma ação ou reação, quer sejam decorrentes de fatores internos ou externos.
Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:
1. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
2. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
3. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
4. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
5. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.
Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.
O comportamento humano, neste contexto, foi objeto de análise pelo próprio Taylor, quando enunciava os princípios da Administração Científica. A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas como elemento motivacional, enquanto o segundo percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente necessidade financeira.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização)
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Necessidade de Auto realização
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Necessidade de Status e Estima
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Necessidades Sociais (afeto)
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Necessidades de Segurança
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Necessidades Fisiológicas
De acordo com Maslow, as necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo, etc. As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga e o perigo. As necessidades sociais incluem a necessidade de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. A necessidade de estima envolvem a auto apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo, independência e autonomia. As necessidades de auto realização são as mais elevadas, de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente
A teoria motivacional de Maslow possibilita a compreensão do ser humano e de suas necessidades e, mais do que isto, sua concepção humanista acredita no potencial de realização de todo ser humano. Para a realização de tal potencial condições prévias são fundamentais: consideração, respeito, transparência, liberdade de auto-expressão, justiça etc.
As necessidades fisiológicas e de segurança são consideradas mais básicas (biológicas e instintivas), sendo as mais primitivas do ser humano. São essenciais para a sobrevivência de qualquer indivíduo.
Analisando a Teoria apresentada com o Movimento Escoteiro, acredito terem bastante proximidade e que seja oferecido um suporte para que o escotista possa ter a ampla compreensão dos comportamentos, reflexos que serão apresentados durante o convívio em grupo, principalmente dos membros juvenis, daquilo que ele traz em sua carga de construção pessoal por fatores externo e interno atinentes a sua vida própria, que já vem sendo efetivada durante todo um processo de convivência, e assim, para uma análise, e um planejamento adaptado as diversas formas e expressões advindas do ciclo motivacional de cada um, de maneira individual e pessoal, como nos diz o item do Método Escoteiro. A partir desse conhecimento e envolvimento com a realidade do membro juvenil será criado um elo, a começar pelo nível da informação até os limites da convivência para uma melhor aplicabilidade do que será fundamental para aprimorar, melhorar, e compreender o ciclo motivacional de cada membro.
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